0

Lá em 2013, a emissora Americana, NBC, comprou os direitos de transmissão da principal liga de futebol da Inglaterra, a Premier League. O pagamento foi de, nada mais nada menos, do que U$ 250 milhões. Mas, o X da questão era que os americanos não entendiam nada de futebol, e seria necessária uma campanha também milionária para divulgar a novidade. 

Foi então que a NBC decidiu chamar Jason Sudeikis (Ted Lasso), ator que já era bem conhecido pelo seu trabalho no Saturday Night Live, para ser a cara dos comerciais da emissora. Jason apresentou a ideia que tinha tido com Brendan Hunt (Coach Beard) há mais de 20 anos atrás em um clube de comédia em Amsterdam: um treinador de soccerembarca para Londres para comandar um time de american football. E assim nascia Ted Lasso.

De produto à série premiada 

A esquete foi muito bem recebida pelo público, tanto que os envolvidos decidiram expandir o universo Lasso. Em 2017 os atores Jason e Brendan e o produtor Bill Lawrence conseguiram fazer com que a Apple TV topasse a ideia de transformar o produto em uma série. E em 14 de Agosto de 2020, Ted Lasso fazia sua estreia. 

E em meio à pandemia de Covid-19, Ted Lasso dava um respiro de otimismo a cada nova adversidade. O personagem que vivenciava a distância da família, diferenças culturais, sabotagens dentro do ambiente de trabalho, sempre encarava as dificuldades de maneira honesta e positiva. Além do carisma inabalável de Ted, os roteiristas foram buscar inspiração na vida real de figuras marcantes do futebol, como Jürgen Klopp e Pep Guardiola. O resultado? Um sucesso em conexão e paixão pela marca, foram 20 indicações ao Emmy em 2021 e dois prêmios de Melhor Série de Comédia, com a sua 1ª e 2ª temporadas.

A consideração do público foi tanta que até o time fictício AFC Richmond teve patrocinadores reais, licenciou sua marca para vários produtos, incluindo o próprio uniforme e entrou para o FIFA 2023 ao lado de seleções reais. 

Evolução do branded content 

Ted Lasso é um ótimo exemplo de como um branded content pode ser inovador e oferecer uma oportunidade única para as marcas se posicionarem para um público global e apaixonado. 

O conteúdo foi tão eficaz em ser relevante para o consumidor, que a Nike ao ser anunciada dentro da série, que será patrocinadora do clube, começa a estampar os uniformes e a introduzir vários elementos da marca ao longo dos episódios de maneira natural. O que poderia ser um merchan que quebraria o realismo do universo da série, acaba adicionando uma camada de complexidade e autenticidade para a história. 

E para tanto, a Nike trabalhou em parceria com a equipe de produção da série para garantir a autenticidade da representação dos produtos da marca no contexto do futebol inglês. O ganho para ambas as partes foi enorme, e a série ganhou um anúncio da terceira temporada dentro da comunicação da marca. 

Anúncio da terceira temporada no brand channel da Nike
Jacqueline Goncalo

Autor Jacqueline Goncalo

Jornalista formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pós-graduanda em Marketing e Publicidade em Mídias Digitais na Faculdade Cásper Líbero. É especialista em produção de conteúdo multiplataforma, do on-line ao off-line, e atua com redação publicitária, roteirização e direção criativa para grandes marcas.

Mais posts por Jacqueline Goncalo

Envie uma reposta