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O ano era 2018. Sandy Leah Lima, uma das figuras artísticas mais conhecidas do Brasil, completava oito anos de carreira solo, após desfazer a dupla com o irmão, Júnior, no ano de 2007 e lançava um novo álbum com uma novidade: um novo produto audiovisual.

Naquele ano, a cantora revelou se sentir mais madura profissionalmente para mostrar para o público os bastidores do seu processo de criação musical. “Eu queria fazer alguma coisa diferente, queria oferecer um pacote completo para o meu público e explorar outras áreas da nossa vida de artista”, disse Sandy na coletiva de imprensa de lançamento de Nós, Voz, Eles”, em agosto de 2018, em São Paulo.

“Nós, Voz, Eles” é uma websérie, distribuída pela Universal Music, filmado e produzido pela produtora Gogacine, dirigido por Douglas Aguilar – também ator, que inclusive, participou do seriado Sandy & Júnior que ia ao ar aos domingos na Rede Globo.  A websérie foi gravada em Campinas, onde Sandy mora. E, foi lançada em 2018 e teve mais dois desmembramentos, a parte 2 teve o lançamento no ano de 2022 e a versão ao vivo no ano seguinte.

Sandy convidou artistas para compor e cantar com ela, a cantora disse que todos os convidados teriam a ver com as composições que iriam participar. Nomes conhecidos como Thiaguinho, Maria Gadu, Iza e nomes não tão conhecidos pelo público como a banda OutroEu e Agnes Nunes, fizeram parte do projeto.

Cada episódio tem de 14 a 18 minutos e foi divulgado na conta oficial da cantora no YouTube. Funcionou assim: a cada quinze dias, um novo episódio – com uma nova música e convidado ia para o ar. E então, três dias depois seriam divulgados o clipe oficial e a música, que estava disponível em todas as plataformas digitais de streaming. 

A websérie se encaixa em uma estratégia de branded content.  Com esse material, o público assiste o processo de produção da letra e melodia, a interação da artista com os convidados, e isso aumenta a expectativa para assistir ao clipe oficial e ouvir o single completo, já que a websérie mostra apenas pequenos trechos da música.  E ainda: entrega conexão e experiência, por ser um produto audiovisual. E ainda mais: revela muita intimidade de uma artista conhecida não apenas pelo seu talento, mas como o seu lado reservado de ser. O interesse por todo esse conteúdo acaba sendo gerado instantaneamente. 

A estratégia de comunicação 

Sandy compõe desde muita nova. A música “Olha o que o amor me faz”, um dos maiores sucessos de Sandy & Júnior, por exemplo, a cantora tinha 16 anos. Ao longo da carreira, aumentou o número de composições nos seus trabalhos, que atualmente são quase 100% autorais. Então, a escolha de um produto audiovisual que retrata todo o seu processo criativo de composição até e as maneiras com que a canção é produzida desperta maior conexão e curiosidade do público de quem assiste.

A entrega de um produto audiovisual partiu de Sandy. Foi gravado no estúdio da casa dela com o Lucas – quando ainda eram casados – em Campinas (SP). O diretor é um parceiro da cantora desde o seriado e já fez outros trabalhos com ela, então, foi uma pessoa de confiança pessoal e profissional. Por isso, o vídeo não se encaixa em algo totalmente publicitário e sim de branded content. Sandy apontou o caminho que queria seguir, mostrou as referências de tudo, de fotografia, do tipo de conversas que queria que fossem mostradas, e o tom que queria entregar. E, deixou a equipe livre para criar. Durante a edição, a cantora solicitou alguns cortes, sugeriu incluir novos takes. O resultado foi de uma websérie que traz ao público detalhes e compartilhamento das ideias das letras, de mudanças até que foram feitas durante a gravação das músicas.  É um formato que entrega o valor de Sandy muito além de uma grande cantora brasileira, mas como compositora e diretora artística.

Sandy chegou a explicar na época, que sobre a estratégia dizendo que estava bem dentro da realidade atualmente da internet, de gerar conteúdo o tempo inteiro. E ela nunca tinha conseguido se encaixar nessa realidade antes. Mas foi evoluindo no sentido da divulgação de acordo com o tempo dela. E tem uma coisa bem especial: como foi gravado no estúdio da casa da cantora, Sandy escolheu poltronas diferentes sempre sentavam para cantar, ela disse que escolheu conforme percebia a personalidade de cada um. 

Além disso, um site foi lançado especialmente para o projeto, onde os fãs conseguiam acompanhar todos os lançamentos em uma linha do tempo e se cadastrarem para receber notificações. Além dos fãs de Sandy, grandes nomes da música, também têm seus públicos. Essa é uma das maiores sacadas dos “feats” atualmente. Unir esses públicos. 

A ideia principal da websérie é mostrar o processo de criação da música, mas vai bem além, leva entretenimento, consegue mostrar a personalidade nos bastidores dos convidados, momentos de interação e distração. Então, podemos dizer que esse projeto tem bem forte a consideração como ponto alto, gerando conexão e interesse pelo produto, com imagens de bastidores da cantora com os convidados e todo o processo de criação até o produto final da música que é ouvido nas plataformas musicais. 

A criação da awareness para mostrar a todos o novo trabalho da cantora, com essa novidade audiovisual, também faz parte da estratégia. E, como todo novo álbum de um artista, a parte comercial é extremamente importante, então sim, o produto também tem o objetivo de gerar receita – alavancado pela websérie e por toda a consideração que ela oferece como interesse, conexão e experiência ao público. O que nesse caso, cominou bem forte no último momento do lançamento do DVD Nós, Voz, Eles ao vivo em 2023, um box lançado pela Universal Music. 

Funil de marca:  

Texto
Descrição gerada automaticamente

“Quando surgiu a ideia de fazer esse projeto, eu pensei: O Lucas e o meu pai têm que estar, porque nada mais pessoal do que isso”, disse Sandy no episódio da faixa “Meu Disfarce”, que gravou com o seu pai, o cantor Xororó.  A filmagem parece ser muito “caseira”, sem parecer ter interferência, roteiro, texto decorado e é isso que traz uma conexão boa com o público, porque mostra uma Sandy muito difícil de ser acessada, e mais ainda: a casa que a cantora mora, o estúdio e em um episódio o filho Theo, que nunca é visto com a cantora, faz uma pequena participação, ao entrar no estúdio e falar com ela e Lucas. 

O tom da websérie é algo bem fluído, caseiro mesmo, que faz a gente se sentir mais próximo da cantora e dos convidados, como se a gente também estivesse ali na roda de conversa, que é muito descontraída. O projeto tem uma influência musical de pop, blues e soul até. E mostra uma espécie de evolução de Sandy como compositora que como ela mesma disse: foi eficiente em poder conectá-la com colegas de outras gerações. E até de grandes nomes do cenário da música como Mateus Asato, atualmente guitarrista do Bruno Mars. 

Análise da websérie com base nas definições de Branded Content: 

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, Email
Descrição gerada automaticamente

Resultados


Quando foi lançado em 21 de agosto de 2018, a websérie “Nós, Voz, Eles”, contou com a participação da cantora Maria Gadu. O projeto foi exibido na conta oficial da cantora Sandy no YouTube, e continua tendo visibilidade alcançando atualmente nas duas versões do projeto parte 1 e 2 mais de 12 milhões de visualizações, para um público da música, de fãs de Sandy e de seus convidados. Além disso, a maior parte das músicas desse projeto fazem parte do atual setlist de shows da cantora.

Com todo o material gravado, a websérie foi dividida em 14 episódios, cada um com um convidado e é claro – sendo um single diferente. Sendo assim, o projeto audiovisual cumpre o seu papel de fortalecer o posicionamento de marca da cantora Sandy, em um momento que a websérie consegue registrar em vídeo, como ela mesma diz como mais madura e mais tranquila em poder dividir com o público os bastidores e a intimidade do seu processo musical criativo.  

A websérie também amplia o conhecimento da Sandy, como uma artista completa: cantora, compositora e diretora artística para o mundo da música e da sociedade em geral. Logo, a geração de receita que sim, é um objetivo forte do lançamento de um novo álbum de um cantor, é feito primordialmente pelo chão da consideração, em gerar extrema conexão e experiência com o público a partir desse projeto audiovisual. 

 A quantidade de ouvintes mensais supera 1 milhão de usuários somente no Spotify e Nós, Voz, Eles é o ponto alto da turnê mais recente de Sandy, que encerrou a última apresentação no último dia 13 de abril, no Rio de Janeiro. 

Assista em: https://www.youtube.com/watch?v=6t9g8ULZ3cc

Tylla Lima

Autor Tylla Lima

Tylla Lima é jornalista, formada pela Universidade da Amazônia (UNAMA), em Belém. É pós-graduanda em Marketing e Publicidade em Mídia Digitais na Faculdade Cásper Líbero. A base de sua trajetória é no telejornalismo, atuou como produtora, editora e repórter por 11 anos na TV Liberal (Afiliada Globo no Pará). Começou a ter interesse pelo Marketing Digital durante passagem pelo Governo do Pará, onde atuou como chefe de reportagem, apresentadora e assessora de imprensa.

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