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Com o lema “Meu Sorriso é Meu Superpoder”, a Colgate, linha de produtos de higiene oral e saúde bucal, decidiu abraçar a singularidade de cada indivíduo em amar o seu sorriso como ele é em uma nova campanha criada pela VML e lançada no último mês.

A ação vai na contramão de um movimento que se torna cada dia mais popular entre as celebridades brasileiras, a reformulação dos dentes para ter uma boca definida por muitos como impecável, brilhante e sem nenhum ‘defeito’, o que colabora na pressão estética nas redes sociais, principalmente entre o público mais jovem. 

Acredito que esse fato em questão, inclusive, colabora para que na iniciativa a marca aborde jovens de diferentes origens orgulhosos de seus sorrisos com diastema, que representa um espaço extra entre um ou mais dentes, sendo esta uma condição mais comum nos dentes frontais superiores e tido como muitos como um problema. 

“Sorrisos vêm em todos os estilos. É isso que os torna especiais. Uma superpotência. No entanto, mais da metade dos jovens adultos sentem-se pressionados para ter um sorriso perfeito, o que tem um impacto negativo na sua confiança”, ressalta.

Dirigido por Alfred Marroquin, o videoclipe, se inspira no fato curioso de que pessoas com dentes separados costumam assobiar melhor e convida o espectador a uma jornada de autoaceitação com a canção “Roar” de Katy Perry ao fundo. A escolha da música não ocorre de forma despretensiosa, já que ela fala justamente sobre empoderamento e superação. 

De acordo com a Colgate, o seu trabalho consiste em elevar os padrões de saúde oral em todo o mundo, seja em construir novos hábitos saudáveis ​​nas crianças ou em aprender algo novo com especialistas da área. No entanto, a ação promovida vai além de apenas atrair novos clientes e vender produtos, ao tocar exatamente no compromisso da empresa: “Despertar o otimismo em todos, todos os dias”. 

Conceitos e atribuições

A campanha tem como principal objetivo colaborar para que a marca se torne próxima do público de forma sutil e natural, por meio de um tópico que para muitos ainda deve ser um fator que afeta diretamente em sua autoestima, independente do gênero e idade. 

Com menos de dois minutos de duração e divulgado apenas nas redes sociais internacionais da Colgate nas últimas semanas, o conteúdo, atrativo e leve, conta a história de uma parcela da população mundial, inclusive o público-alvo da marca, que ao vê-lo pode se identificar com a ação e sentir-se representado por ela, fato que pode colaborar positivamente na fidelização deles. 

Especificamente voltada para o Brasil, caso a campanha seja divulgada em solo nacional futuramente, penso que a participação de personalidades com diastema, como, por exemplo, a influenciadora Julia Rodrigues, que demonstra aos seus seguidores não ver nenhum problema em seu sorriso, pode colaborar para uma iniciativa mais íntima com o público. 

Sobre a Colgate 

A história da Colgate-Palmolive, que traz entre seus principais valores o cuidado e o senso de pertencimento para todos os públicos, começou em 1806, nos Estados Unidos, quando o inglês William Colgate, fundou a empresa aos 23 anos. 

No início, a produção era voltada para sabonetes, velas e gomas para uso pessoal, no entanto, com o tempo ele chegou a conclusão de que deveria começar a fabricar em alta escala para vender.

Como era extremamente determinado, o empreendedor apostou na altíssima qualidade, baixo custo e, claro, na fórmula certa para conquistar o exigente consumidor. 

Após o lançamento do seu primeiro sabonete perfumado em 1866, que foi comercializado por mais de 120 anos, a Colgate investiu em inovação e lançou mais uma novidade em 1873: a pasta dental, que se tornou o carro-chefe da marca e revolucionou o mercado mundial de maneira expressiva, fazendo com que os resultados possam ser analisados até os dias atuais.

Sobre a VML 

Fundada em 1992, a VML é resultado da fusão entre Wunderman Thompson e VMLY&R, sendo uma empresa americana de marketing e comunicação especializada em publicidade, mídias digitais e sociais, promoção de vendas, marketing direto e consultoria de identidade de marca.

Com uma equipe que conta com mais de 13 mil funcionários, apresenta escritórios espalhados pelo mundo, como São Paulo, Nova York, Londres, Xangai e Sydney. 

Ana Paula Cardoso

Autor Ana Paula Cardoso

Ana Paula Cardoso, jornalista e pós-graduanda em Marketing e Publicidade em Mídias Digitais pela Cásper Líbero. Atualmente, trabalha na TV Cultura com cobertura hard news e produção de matérias autorais em diferentes editorias, além de coberturas de shows e festivais de música.

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