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“Código Dove: A construção de um futuro sem estereótipos” é uma campanha da Dove, que faz parte da Unilever e tem como objetivo mostrar como a Inteligência Artificial pode representar uma beleza diversa e inclusiva, sem estereótipos.

O vídeo se encaixa no modelo de estratégia da marca já que segue a linha de falar sobre a beleza real e suas diversidades, além de abordar os diferentes tipos de corpos, idades, etnias e características físicas.

A campanha “Código Dove” foi lançada em 2017, e desde então, a Dove continua promovendo essa mensagem de diversidade e inclusão. A campanha “Código Dove: A construção de um futuro sem estereótipos” é o primeiro filme de uma série de ações da Dove, que irá refletir sobre o futuro da beleza em 2024, buscando cada dia mais uma comunicação em suas diferentes formas para ajudar na autoestima de mulheres e meninas.

A nova campanha estreou há menos de um mês e pode ser vista nas redes sociais (instagram, facebook, youtube) e já conta mais de 1 milhão e 700 mil visualizações no youtube.

Conceitos e definições

A inteligência artificial tomou conta das nossas vidas, e muitos dizem que ela pode servir de aprimoramento em muitos sentidos. Entretanto, o uso indevido e em excesso pode se tornar uma ameaça, por exemplo, em relação à beleza real.

Uma pesquisa publicada no site da Dove, apontou que 1 em cada 3 mulheres se sente pressionada a mudar sua aparência por conta das imagens que vê online, sendo que muitas dessas imagens são manipuladas ou geradas por meio da Inteligência Artificial.

Com isso, tendo como foco essa quebra de estereótipo a campanha “Código Dove: A construção de um futuro sem estereótipo”, criada pela agência de comunicação brasileira Soko, visa fazer com que as pessoas pensem em como a Inteligência Artificial nos afeta.

Em seu primeiro filme lançado, a marca relembrou as duas décadas da campanha “Beleza Real”, onde mostra belezas reais. Ainda durante o vídeo de 1 minuto e 55 segundos, a marca mostra quais são os verdadeiros conceitos de uma mulher real.

Quando a pessoa digita, por exemplo, “/imagine uma mulher perfeita”, a busca irá resultar em mulheres padronizadas e estereotipadas. Porém, ao digitar “/imagine a mulher mais linda do mundo em uma campanha Dove pela Beleza Real”, os resultados serão totalmente diferentes, as mulheres são diferentes do padrão, com diferentes corpos, peles, étnicas e cabelos.

A campanha tem como objetivo fazer com que as pessoas se sintam mais confiantes e confortáveis em seu próprio corpo, além de encorajar a aceitação pessoal e o respeito.

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Sobre a marca

A Dove é uma marca global fundada em 1957 e é propriedade da Unilever. A Dove oferece uma ampla gama de produtos (sabonetes, shampoos, desodorante) e tem uma abordagem inclusiva e prega pela autoestima e aceitação pessoal.

A marca é conhecida por seu compromisso com a sustentabilidade e com a utilização de ingredientes de origem ética em seus produtos.

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Juliana Chagas

Autor Juliana Chagas

Juliana Chagas Ferreira é formada em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente, atua no Marketing e redes sociais da Fundação Espírita André Luiz. Pós-graduanda em Marketing e Publicidade em Mídias Sociais pela Faculdade Casper Libero

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