As mídias sociais são o grande fator de influência no público jovem e cada vez mais as marcas precisam se fazer presentes neste universo de influência de compra. Porém, em alguns casos, um trabalho aprofundado é necessário para mudar a imagem de uma determinada marca/produto. A Samsung é um exemplo deste tipo de atuação. 

A Samsung já está consolidada há anos como referência em tecnologia, principalmente na categoria de celulares. No entanto, a marca não era muito bem avaliada no mundo das mídias sociais, com muitos usuários apontando defeitos dos aparelhos Samsung, principalmente por conta da sua câmera, percebida como de baixa qualidade. 

Pensando nisso, a marca decidiu agir diretamente nos formadores de opinião neste universo: os influenciadores digitais. A Samsung começou a realizar diversas ações com grandes nomes das mídias sociais e lançou uma das iniciativas mais fortes da marca para fazer com o que os influenciadores usassem aparelhos Samsung nos vídeos que gravavam. Em 2022, a marca criou um conteúdo inédito: um reality show de dança. Let’s Dance foi desenvolvido pela Samsung, em parceria com a F.biz e produzido pela Endemol Shine Brasil. Teve como premissa colocar 12 influenciadores em ascensão para se enfrentarem em uma competição de dança e, com isso, criar trends para o TikTok. Além disso, os participantes tinham como foco mostrar as funcionalidades das câmeras dos smartphones Galaxy S22. 

Apresentado pela atriz Maisa Silva, Let’s Dance contou com seis episódios lançados semanalmente nos canais oficiais da Samsung no TikTok e no YouTube, ainda com exibição na MTV Brasil. No programa, semanalmente grandes influenciadores atuavam como jurados davam relevância ao conteúdo e traziam público para assistir ao show. Além disso, eles dançavam as coreografias que apareciam nos programas em suas respectivas contas, o que aumentava o interesse em assistir ao reality, fazendo com que muito do que era produzido no Let’s Dance viralizasse no TikTok. 

O formato foi um sucesso porque, além de entregar um conteúdo de interesse para o público, permitiu à marca trabalhar os seus problemas de percepção de produtos, mostrando a qualidade do Galaxy S22, se colocando novamente como referência no universo da tecnologia mobile.

Abaixo, uma visão resumida da estratégia de Samsung para este branded content:   

Posicionamento: Ser uma referência dentro do universo das mídias sociais. Tagline: Do What You Can’t

Território: Música/Tecnologia 

Parceiros: F.biz/Endemol Shine Brasil

Conteúdo: Talent show de dança

Awarenes: publicação no Tiktok da Samsung, no bandchannel de Samsung no YouTube e exibição na MTV, alcançando mais de 40 Milhões de pessoas 

Arthur Soares

Autor Arthur Soares

Arthur Soares tem 24 anos e é estudante de pós-graduação em Marketing na Faculdade Cásper Libero. Atua em Mídias Sociais, à frente de produtos como o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1.

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Entrar na discussão Um comentário

  • Robson Iacona disse:

    Eu gosto muito desse formato. Ele foi capaz de conectar marca e produto com uma geração que é super crítica e exigente. O ecossistema desenvolvido para o projeto foi um dos fatores fundamentais para isso. Sem dúvidas é referência e case de Branded Content pra qualquer marca.

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