Lá em 2013, a emissora Americana, NBC, comprou os direitos de transmissão da principal liga de futebol da Inglaterra, a Premier League. O pagamento foi de, nada mais nada menos, do que U$ 250 milhões. Mas, o X da questão era que os americanos não entendiam nada de futebol, e seria necessária uma campanha também milionária para divulgar a novidade.
Foi então que a NBC decidiu chamar Jason Sudeikis (Ted Lasso), ator que já era bem conhecido pelo seu trabalho no Saturday Night Live, para ser a cara dos comerciais da emissora. Jason apresentou a ideia que tinha tido com Brendan Hunt (Coach Beard) há mais de 20 anos atrás em um clube de comédia em Amsterdam: um treinador de soccerembarca para Londres para comandar um time de american football. E assim nascia Ted Lasso.
De produto à série premiada
A esquete foi muito bem recebida pelo público, tanto que os envolvidos decidiram expandir o universo Lasso. Em 2017 os atores Jason e Brendan e o produtor Bill Lawrence conseguiram fazer com que a Apple TV topasse a ideia de transformar o produto em uma série. E em 14 de Agosto de 2020, Ted Lasso fazia sua estreia.
E em meio à pandemia de Covid-19, Ted Lasso dava um respiro de otimismo a cada nova adversidade. O personagem que vivenciava a distância da família, diferenças culturais, sabotagens dentro do ambiente de trabalho, sempre encarava as dificuldades de maneira honesta e positiva. Além do carisma inabalável de Ted, os roteiristas foram buscar inspiração na vida real de figuras marcantes do futebol, como Jürgen Klopp e Pep Guardiola. O resultado? Um sucesso em conexão e paixão pela marca, foram 20 indicações ao Emmy em 2021 e dois prêmios de Melhor Série de Comédia, com a sua 1ª e 2ª temporadas.
A consideração do público foi tanta que até o time fictício AFC Richmond teve patrocinadores reais, licenciou sua marca para vários produtos, incluindo o próprio uniforme e entrou para o FIFA 2023 ao lado de seleções reais.
Evolução do branded content
Ted Lasso é um ótimo exemplo de como um branded content pode ser inovador e oferecer uma oportunidade única para as marcas se posicionarem para um público global e apaixonado.
O conteúdo foi tão eficaz em ser relevante para o consumidor, que a Nike ao ser anunciada dentro da série, que será patrocinadora do clube, começa a estampar os uniformes e a introduzir vários elementos da marca ao longo dos episódios de maneira natural. O que poderia ser um merchan que quebraria o realismo do universo da série, acaba adicionando uma camada de complexidade e autenticidade para a história.
E para tanto, a Nike trabalhou em parceria com a equipe de produção da série para garantir a autenticidade da representação dos produtos da marca no contexto do futebol inglês. O ganho para ambas as partes foi enorme, e a série ganhou um anúncio da terceira temporada dentro da comunicação da marca.