Com o lema “Meu Sorriso é Meu Superpoder”, a Colgate, linha de produtos de higiene oral e saúde bucal, decidiu abraçar a singularidade de cada indivíduo em amar o seu sorriso como ele é em uma nova campanha criada pela VML e lançada no último mês.
A ação vai na contramão de um movimento que se torna cada dia mais popular entre as celebridades brasileiras, a reformulação dos dentes para ter uma boca definida por muitos como impecável, brilhante e sem nenhum ‘defeito’, o que colabora na pressão estética nas redes sociais, principalmente entre o público mais jovem.
Acredito que esse fato em questão, inclusive, colabora para que na iniciativa a marca aborde jovens de diferentes origens orgulhosos de seus sorrisos com diastema, que representa um espaço extra entre um ou mais dentes, sendo esta uma condição mais comum nos dentes frontais superiores e tido como muitos como um problema.
“Sorrisos vêm em todos os estilos. É isso que os torna especiais. Uma superpotência. No entanto, mais da metade dos jovens adultos sentem-se pressionados para ter um sorriso perfeito, o que tem um impacto negativo na sua confiança”, ressalta.
Dirigido por Alfred Marroquin, o videoclipe, se inspira no fato curioso de que pessoas com dentes separados costumam assobiar melhor e convida o espectador a uma jornada de autoaceitação com a canção “Roar” de Katy Perry ao fundo. A escolha da música não ocorre de forma despretensiosa, já que ela fala justamente sobre empoderamento e superação.
De acordo com a Colgate, o seu trabalho consiste em elevar os padrões de saúde oral em todo o mundo, seja em construir novos hábitos saudáveis nas crianças ou em aprender algo novo com especialistas da área. No entanto, a ação promovida vai além de apenas atrair novos clientes e vender produtos, ao tocar exatamente no compromisso da empresa: “Despertar o otimismo em todos, todos os dias”.
Conceitos e atribuições
A campanha tem como principal objetivo colaborar para que a marca se torne próxima do público de forma sutil e natural, por meio de um tópico que para muitos ainda deve ser um fator que afeta diretamente em sua autoestima, independente do gênero e idade.
Com menos de dois minutos de duração e divulgado apenas nas redes sociais internacionais da Colgate nas últimas semanas, o conteúdo, atrativo e leve, conta a história de uma parcela da população mundial, inclusive o público-alvo da marca, que ao vê-lo pode se identificar com a ação e sentir-se representado por ela, fato que pode colaborar positivamente na fidelização deles.
Especificamente voltada para o Brasil, caso a campanha seja divulgada em solo nacional futuramente, penso que a participação de personalidades com diastema, como, por exemplo, a influenciadora Julia Rodrigues, que demonstra aos seus seguidores não ver nenhum problema em seu sorriso, pode colaborar para uma iniciativa mais íntima com o público.