Uma das marcas mais famosas e consumidas do mundo, a Adidas passou por inúmeras transformações que proporcionaram uma ampliação e ramificação do seu mercado. Conhecida em grande parte de sua história como uma marca para atletas, ela foi além, saindo do território original de esporte em que haviam se colocado para se tornar uma marca também empenhada na moda e lazer. Com isso, ampliou sua linha de produtos, antes criados somente para esportistas, tornando-se um símbolo de moda, jovialidade e inovação.

No seu início, durante os anos 50, a Adidas já chegou no mercado se consagrando como a criadora de equipamentos inovadores para atletas de elite, a partir disso foram lançadas as chuteiras Samba, uma das mais utilizadas até hoje por jogadores.

Já nos anos 70, com a grande influência da cultura pop através da música, quadrinhos e televisão, a Adidas criou o Adidas Superstar que completou 50 anos em 2020.

Levando em conta os 50 anos do Superstar, essa análise irá abordar todos os seus componentes num composto de comunicação, utilizando a metodogolia do curso, começando pelo posicionamento da marca. Ao analisarmos o Superstar, é possível perceber que o intuito de sua criação sempre foi quebrar padrões e mostrar que não se deve ter medo de mostrar suas ideias. A tagline utilizada para os 50 anos foi “Change is a Team Sport”, traduzido para o Brasil como “O Coletivo faz Diferença”. Visa mostrar que “o Superstar é para quem não tem medo de mostrar quem é. Aqueles que sabem que a mudança depende do coletivo e acreditam no espírito de equipe para fazer a diferença.”

Ao falarmos sobre parcerias, a Adidas sempre busca chamar pessoas conhecidas da mídia para representarem o nome da marca. Na edição desse ano, a equipe da marca reuniu inovadores do mundo da música, moda, esporte e arte para mostrar que a mudança não acontece sozinha. O filme é dirigido e estrelado por Jonah Hill e conta com o elenco de criadores da Adidas. O filme mostra uma skatista, Jenn Soto, que corre durante todo o vídeo por diferentes cenários para se reunir com diferentes gerações e diferentes áreas para se unirem e fazerem a mudança juntos, todos usando roupas da Adidas. Os participantes no filme são Ninja, Kerwin Frost, Blackpink, Pharrell Williams, Yara Shahidi, Anitta, Jenn Soto, Mariah Duran, Mark Gonzales, Blondey, Tyshawn Jones, Liz Cambage, Pogba, Nigo, Jackson Wang, Chris Severn, Mette Towley, Tracy McGrady, Anna Isoniemi, e Jonah Hill, todos esses nomes já são consagrados em diferentes áreas.

Além disso, em seu site oficial, é possível ver que a marca dividiu seus representantes em diferentes categorias, além de acrescentar ainda mais integrantes em cada área. 

Ao acrescentarem o coletivo Batekoo, por exemplo, a Adidas passa a mensagem de que existe espaço para diversidade e de que é isso que eles vendem também, não somente roupas. Esse coletivo tem a missão de comunicar a cultura da periferia através da música. O grupo inclusive possui uma página exclusiva para contar sua história e compartilhar seus ideais juntamente com a Adidas. O fato de terem feito isso também ajuda na hora da divulgação do produto, que vai muito além de somente postagens em redes sociais, eles transformam as roupas em peças de resistência e lutas variadas, desde as envolvendo raças até as lutas de gênero.

Ao fazerem isso e proporcionarem um espaço para que esses debates sejam feitos, a Adidas mostra que com a linha Superstar ela está disposta à dar voz e ajudar na luta de diferentes grupos, fazendo com que recebam destaque e que possam, de forma efetiva, convidar outras pessoas para conhecerem e também se integrarem para que mais e mais pessoas possam fazer a diferença juntas.

Gabriel Távora

Autor Gabriel Távora

Jornalista formato pelo UBM - Centro Universitário de Barra Mansa - e pós-graduando em Produção, Criação e Gestão Audiovisual Transmídia pela Fundação Cásper Líbero.

Mais posts por Gabriel Távora

Envie uma reposta