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Em janeiro de 2020, Globo e Jeep voltaram a unir forças mais uma vez para colocar no ar uma narrativa de branded content.: “Expedição Brasil”. O projeto foi ao ar embarcado no programa Esporte Espetacular, transmitido aos domingos, na emissora. Nele, os repórteres Clayton Conservani e Talitha Morete viajaram pelo Brasil a bordo de seus Jeeps. Desbravando as terras tupiniquins e colocando o carro em situações extremas, eles conseguiram mostrar a capacidade do motor e adaptação do veículo a diferentes cenários, elementos necessários para a marca.

A narrativa é uma via de mão dupla: ganha a TV Globo na publicidade, e ganha o Jeep, que exibe seu carro de uma forma mais orgânica para o consumidor.

(Imagem: reprodução)

É importante considerar que o conteúdo da reportagem- viagem, aventura- está relacionado territórios da marca, com carros 4×4. O formato associa a marca Jeep à informação e diversão, dentro destes territórios. É jornalismo e é entretenimento endossados por marca. O projeto contribui para a estratégia de Jeep para reforçar quatro pilares da marca: liberdade, aventura, paixão e autenticidade.

A campanha teve um grande alcance, contribuindo para o brand awareness. Isso porque se trata de um dos programas renomados da TV Globo – um canal aberto e abrangente. Assim, muitas pessoas têm acesso à reportagem e, consequentemente, ao conteúdo e passaram a (re)conhecer Jeep e as características de seus produtos.

Há adequação da narrativa ao Esporte Espetacular pelo fato de o público do programa ter interesse por esporte e temáticas outdoor. Por isso, além das trilhas, a reportagem também mostra os dois apresentadores se aventurando em esportes radicais, como escalada. Essas atividades, entretanto, são apenas acessadas com ajuda do Jeep (pensando na rota), Assim, o projeto instiga o possível desejo de compra deste carro de quem se identifica com a reportagem e o “perfil aventureiro”, aumentando a interesse pela marca. Para vender a ideia -e, consequentemente, o produto- a reportagem cria conexões emocionais. Isso porque ela relaciona “o que a pessoa quer fazer/lugares que quer ir”, como um produto. No caso, o carro.

(Imagem: reprodução)

A sensação é de que alguns lugares só podem ser acessados se você tiver um Jeep. Por estar em um programa com audiência geralmente acima dos dois dígitos, na TV Aberta, a campanha “Expedição Brasil” tem um grande awareness e é mais abrangente. Isso significa que não está direcionado apenas a um público segmentado. Vale destacar que as reportagens são longas – 12 minutos em média. Eles também usam palavras com “obstáculos”, “lama”, “pedra”,” todo tipo de terreno” enquanto mostram imagens dos Jeeps. Isso enfatiza as características do veículo, que pode superar estes desafios. Os repórteres falam do trajeto, mostram os carros por dentro e por fora. Eles ainda destacam quais recursos dos carros, como tração, estão ajustados nos carros para enfrentarem esses desafios.

Por se tratar de uma formato de branded content em rede aberta, é possível que grande parte da audiência não tenha recursos para ter o Jeep. Ainda assim, convence o telespectador de que esse seria o 4×4 ideal.

Há, ainda uma sessão especial do projeto no site GloboEsporte.com. Lá, estão reunidos todos os episódios que foram ao ar e o detalhamento dos carros. No site, a marca está estampada em todas as páginas. Vale destacar que as características de cada carro, como rodas, câmbio e potências etc, são parte desse contexto. O site ainda permite visualizar o carro em 360 graus e tem uma tentativa de gamificação – um teste que mostra o provável destino ideal de quem interage com a página, de acordo com as escolhas feitas pela audiência. Essa parecer ser a etapa de menor alcance, já que é mais segmentada e voltada para quem tem maior interesse tanto nas “aventuras” quanto nos carros. Para os que ali chegam, volta a vantagem do branded content: ampliar o interesse pelo carro pela experiência de brnded entertainment e jornalismo que é gerada.

Por fim, é importante destacar que a série, que conta com dez episódios (considerando duas temporadas), exibidos aos domingos no Esporte Espetacular, foi feita em parceria com a agência F.Biz. A iniciativa foi reconhecida pelo júri do New York Festivals TV & Film Awards, premiada na categoria Sports and Entertainment.

Fernanda Silva

Autor Fernanda Silva

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, e pós graduanda em Criação, Produção e Gestão Audiovisual Transmídia, pela mesma instituição. Hoje, ela é produtora dos programas Mesa Redonda e Gazeta Esportiva, ambos da TV Gazeta. Com passagens pela ESPN Brasil, Olimpíada Todo Dia e Edição Extra, Fernanda tem no currículo entrevista com grandes nomes do Esporte Brasileiro, como Pelé, Oscar, Hortência, Formiga, Vanderlei Cordeiro, Laís Souza, Daiane do Santos, entre outros. Durante a pandemia, produz o programa Plantão da Saúde, na emissora.

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