“Chamaê” é um podcast produzido pela Fantasma Lab, uma produtora e gravadora fundada por Emicida e seu irmão, Evandro Fióti, e patrocinado pelo Nubank, uma das principais plataformas de serviços financeiros da América Latina e do mundo. Desde sua origem, o Nubank tem como missão facilitar o acesso a produtos financeiros para a população brasileira, e essa parceria com Emicida foi instantânea.
Dentro desse contexto, o Nubank convidou o rapper para ser o host do podcast “Chamaê”, que recebe convidados especiais para discutir temas relevantes para a sociedade em um ambiente de troca e reflexão.
A primeira temporada contou com a participação da cantora Marina Sena, do poeta Sérgio Vaz, da empreendedora Adriana Barbosa e do filósofo e ambientalista Ailton Krenak. Os quatro episódios estão disponíveis nas principais plataformas de áudio.
O objetivo principal do projeto é posicionar o Nubank como uma marca engajada com as questões mais importantes que permeiam a sociedade. Os convidados reforçam essa ideia, sendo personalidades influentes em suas respectivas áreas de atuação.
O formato de podcast é perfeito, pois é um dos produtos jornalísticos que mais cresceram desde a pandemia e tem um certo tom de proximidade entre o locutor e todos os ouvintes. Além disso, o feed RSS e a possibilidade de ouvir os episódios em qualquer lugar a qualquer hora são propícios para esse formato.
Considerando a abordagem da marca no projeto e refletindo sobre o funil acima, é evidente que o objetivo do Nubank com o podcast é estimular um debate sobre os principais temas da sociedade, reafirmando o compromisso da marca com o futuro e posicionando-se como uma empresa consciente nesse espectro de discussões.
O objetivo é transmitir aos ouvintes o posicionamento da empresa sobre os assuntos em pauta, que são relevantes tanto no presente quanto no futuro próximo. Por fim, a conversão desejada é aumentar a consideração do público pela marca e fortalecer sua identidade e propósito.