Como responsável do departamento de marketing da empresa Meritor Brasil, do segmento automotivo e principal fornecedora das principais montadoras atuantes no País – Ford, MAN LA, Iveco, Volvo, International, DAF, Mercedes-Benz e Agrale – nós oferecemos todos os componentes que transmitem a força do motor da caixa de transmissão até as rodas, conjunto também conhecido como drivetrain, eixo por completo dos veículos comerciais. Em 2021, chegou a nós uma proposta de um product placement em um longa metragem a ser produzido pela Dodô filmes, com nome de “Sistema Bruto”.

O filme é totalmente posicionado nos território sertanejo, que universo com muita afinidade com caminhoneiros. Trata-se de uma comédia de ação que acompanha duas amigas de uma cidade do interior do Brasil que, além de frequentarem os locais mais badalados, bares e festas, também são apaixonadas por velocidade e adrenalina. Em uma determinada noite essas amigas apostam com seus amigos e decidem participar de uma competição de corrida de caminhões que estará acontecendo na cidade.

Amarca Meritor entra no filme preliminarmente em formatos tradicionais, com a imagem plotada, logo e banners atrelados à corrida de caminhões e em todos os caminhões participantes. Isso se dá de forma natural porquea esta corrida do filme é baseada em uma competição real que a Meritor já patrocina chamada Copa Truck. Isso demonstra a força que a Meritor dá aos caminhões e pilotos para conseguirem as vitórias nas etapas da competição, com todas as peças que fabrica em sua fábrica e que são no caso os principais itens que fazem diferença nos veículos pesados.

O filme tem a participações de cantores e bandas influentes no universo sertanejo e de caminhões, como Chitãozinho e Xororó, Rio Negro e Solimões, Lauana Prado, Bruna Viola, Cesar Menoti e Fabiano, Gian e Giovanni, entre outros, além de um elenco reconhecido, que traz um pouco de comédia a cenas de ação: Oscar Magroni, Marisa Orth, Jackson Antunes, Nelson Freitas e Mauricio Meireles.

A Meritor aderiu com product placement ao filme a fim de incrementar o engajamento da marca com a audiência, sobretudo entre os fãs de segmento sertanejo e no universo caminhoneiro. Pesquisamos anteriormente de algumas marcas e suas ações de product placement em filmes, como por exemplo Saída de Mestre, que de acordo com Business Week, fez com que as vendas do Mini Cooper aumentassemem 25% no ano de lançamento do filme.

Em 2018, a Marketing Science publicou um estudo com base em 2806 produtos de 99 marcas que atuaram com product placement no cinema no ano anterior ao estudo. O estudo chegou à conclusão que o product placement tem uma relação direta ao aumento do engajamento on-line nas redes sociais da marca, e que as marcas que entraram nas narrativas de modo orgânico tiveram um tráfego em até 48% maior em relação ao ano anterior ao lançamento dos filmes.

E com toda estratétiga de lançamento do filme que se inicia agora em janeiro/22, junto com estratégia interna do marketing da Meritor com cliente finais, utilizando contra partidas desse pré-lançamento como ingressos, inserções em mídias, post, teaser, trailer e etc. Sem sombra de dúvida será um sucesso ou no mínimo um enorme barulho para com os concorrentes que por se tratar de um segmento automotivo e de autopeças, ainda é muito tradicional e arcaico em suas atitudes. Me orgulho em fazer parte desse último projeto na empresa e deixar um legado.

Matheus Alves

Autor Matheus Alves

Ator formado pela Cia. das Artes (São Paulo); com técnico de Audiovisual pelo Instituto de cinema; Radialista pela Universidade Anhembi Morumbi, e hoje cursando Audiovisual Transmídia na Faculdade Cásper Líbero. Com atuação no meio artístico teatral, televisivo e audiovisual desde 2006. Sendo mais 30 espetáculos (dentre eles musiciais, comédias, dramas e infantis). Participações em mais de 10 curtas, média e longa metragem nacional e internacional. Participações em novelas no SBT, Record e TV Globo. Atuando nos últimos 4 anos em multinacional do segmento automotivo sendo responsável pela área do Marketing e Audiovisual a nível América Latina. Hoje migrando para área de cursos e treinamentos online, em empresa Peruana/Americana, sendo filmmaker responsável pela captação dos materiais audiovisuais da produtora.

Mais posts por Matheus Alves

Envie uma reposta