Em 1941 foi fabricado em Recife, Pernambuco, o primeiro refrigerante da Coca-Cola no Brasil> No ano seguinte sua primeira fábrica no Brasil foi inaugurada e assim ao decorrer dos anos foram abrindo franquias em diversos estados e sempre buscaram trazer lançamentos e melhorias, sendo em embalagens ou campanhas.
Com todo esse crescimento, suas campanhas se tornaram tradição em datas comemorativas, e uma das mais esperadas no ano e sua campanha de Natal, no qual foi passado uma conexão do Papai Noel com a marca, por incrível que pareça a primeira campanha com Papai Noel da Coca, foi antes mesmo de chegarem no Brasil, em especifico em 1920, desde então o bom velhinho de vermelho virou uma imagem marcante da empresa, após isso colocaram seus caminhões para circular nas cidades com o seu jingle de Natal, transmitindo uma sensação, de nostalgia, paixão, o famoso clima natalino.
No ano de 2020 completou 100 anos de campanha natalina da Coca-Cola e com isso lançaram a “The Letter” (A carta), ela teve como intuito passar a mensagem “Neste Natal, estar junto é o maior presente”, já que foi um ano bem conturbado e a presença física de familiares não estavam podendo ocorrer, a saudade estava maior e muitos procuravam o conforto nas memorias de felicidade e união que tiveram antes da pandemia, e assim transmitir que o Natal e além da compra de um presente caro e sim a felicidade de está com quem amamos.
Em 2021, a tão esperada campanha já foi lançada, os caminhões com seus Jingles já estão em circulação levando o espírito natalino, mas infelizmente ainda foi um ano complicado, com resquício da pandemia, mas a Coca-Cola continua carregando o seu título de vender felicidade, mas dessa vez trouxe a empatia também para a campanha.
Ela mostra um garoto que se muda para um apartamento, mas ele notou que não tinha uma chaminé e que isso dificultaria que o Papai Noel o encontrasse e entregasse o seu presente, sendo assim ele começa a construi-la com papelão sua chaminé, sua mãe começa a ajudar e consecutivamente seus vizinhos também, e criando uma chaminé para cada apartamento do edifico.
A união deles, com decorações natalinas, resulta em uma criação fantástica, se mostraram realizados com a criação e com seu objetivo alcançado, já que o Noel deixa joga o presente na lareira criada.
A Coca-Cola em suas campanhas natalinas conta histórias lindas, uma ação de marketing de experiência, no qual impacta quem assiste, e esse ano além da campanha, teve um investimento maior das suas caravanas, no qual percorrerão 112 cidades de Norte a Sul levando essa magia do Natal, e esse ano se uniram a um projeto da Ação Cidadania “Natal sem fome”, segundo a empresa já foi arrecadado 4 milhões de reais que serão revertido em cestas básicas para 80 mil famílias e a empresa Coca-Cola vem convidando seu público a ajudarem nas doações.
Aliás, dia 27/11/2021 foi inaugurado a Árvore de Natal em São Paulo, com o tema “A Árvore dos Reencontros”, que está localizada na região da Ponte Estaiada, a inauguração teve um evento de celebração online, com participação da cantora Preta Gil e do Coral Heliópolis, foi transmitido ao vivo no Facebook, Instagram e YouTube da Coca-Cola
Portanto, o objetivo da Coca-Cola é passar a energia do Natal, conectando pessoas, a maioria das suas campanhas não existe uma menção para que compre a bebida, mas sim tenta transmitir os sentimentos, alguma ação e reação, para alcançar diversos públicos, usa a criatividade e pode se dizer que suas histórias de alguma maneira acabam impactando as pessoas.
Sobre a Ação e Cidadania
Desde 1993 vem trabalhando para reduzir o impacto de desigualdade no Brasil, foi fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, com intuito de na época ajudar 32 milhões de brasileiros, que estavam abaixo da linha da pobreza, segundo os dados do Ipea. Dentro dessas arrecadações tem a campanhas Natal sem fome, no qual a Coca Cola se uniu, essa campanha ela ocorre desde 1994 e já ajudou mais de 20 milhões de pessoas por todo o brasil a ter um Natal digno.
Análise com base na metodologia do curso
Posicionamento – Real Magic – A mágica acontece juntando toda a família.
Território de marca – Natal/ família
Parceiros – Mídias digitais, TV, ONG.
Conteúdo – plataformas digitais
Awareness – Campanha de TV, campanha nas plataformas digitais.