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“Acabou a era da marca boy lixo” foi uma das frases que a estrategista Daniele Lazzarotto trouxe em uma das aulas dela que mais ficou na minha cabeça. É a mais pura verdade! Chegou ao fim o tempo em que as marcas só precisavam falar coisas bonitinhas e ganhar a atenção do consumidor. Hoje a história é outra: marcas precisam fazer e falar. Ou só fazer e esperar que alguém fale por eles. Mas jamais falar e não fazer.

Você apoia a comunidade LGBTQIA+? Legal, como? Busca preservar o meio ambiente, incluir diferentes grupos, promover a conscientização e a educação no país? Ok, mas como exatamente você faz isso? Acredita que as mulheres devem aceitar seus corpos do jeito que são, que o ser humano precisa da arte e da cultura, que todo tipo de amor é válido? Então o que você faz por isso?

São ações assim, grandes ou pequenas, mas que trabalham a marca e principalmente seus valores, que constroem – ou destroem, quando deixadas de lado, rs – a imagem e a reputação de uma marca. E nisso o branded content é um bom aliado. 

Isso porque através dele a marca consegue patrocinar qualquer tipo de conteúdo que seja relevante para o consumidor, desde que esteja dentro de seu território. É, portanto, uma ótima maneira de trabalhar sua imagem e reputação ao mesmo tempo, já que este pode ser um conteúdo que promove um assunto e/ou uma causa, que desperta um sentimento, que visa trazer mais entretenimento, inclusão, reflexão ou etc. Em resumo, pode ter como base qualquer coisa na qual a marca acredita, acredita ser interessante para o público e gostaria de dar mais visibilidade.

Ah, e ainda têm um bônus: graças ao formato audiovisual, o branded content também permite que a marca utilize vários outros elementos para transmitir exatamente aquilo que quer. Desde a escolha do casting e do cenário até pequenos gestos e símbolos, tudo contribui, quando construído de forma estratégica, com a imagem e a reputação da marca e a percepção do consumidor. Interessante, né?

Laura Mello

Autor Laura Mello

Laura Mello é graduanda de Relações Públicas pela UFPR e foi aluna do curso Branded Content Brasil em janeiro de 2021. Apaixonada por comunicação e construção de marca, atua na área de planejamento estratégico e conteúdo - assuntos que também aborda na página @rpnsee.

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Entrar na discussão Um comentário

  • Elane Oliveira disse:

    Nossa, totalmente. Eu busco consumir de marcas que vão de acordo com os meus valores, principalmente se elas fazem algo sobre aquela questão que ela tanto aborda. Bom que mais pessoas também estão fazendo isso.

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