A primeira aparição oficial da Audi no Brasil ocorreu em 1992, no Salão do Automóvel de São Paulo, quando o Audi 100 foi apresentado ao público. A reação foi positiva. Em na sequência, os modelos da marca chegariam oficialmente, e dirigida por um piloto — literalmente.

Em 1993 o piloto tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, em sociedade com o empresário Ubirajara Guimarães, assinou contrato para ser o representante da Audi no Brasil, por meio da Senna Import. Enfim, começariam a circular pelas ruas os cobiçados carros de uma das mais tradicionais marcas de automóveis do mundo, mas que era quase desconhecida no Brasil.

Em 1994, a Audi participou pela primeira vez do Salão do Automóvel de São Paulo com estande próprio. E fez história, não necessariamente só pelo que levou ao Pavilhão do Anhembi, onde era realizada a exposição. Às vésperas da sua estreia, a marca exibiu para o grande público, em pleno Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, o conceito Avus. Assim, o objeto do desejo pôde ser apreciado por uma ampla gama de pessoas que não teria acesso à novidade ao vivo.

A Audi inaugurou em 1999 em São José dos Pinhais, Paraná, uma das mais modernas linhas de produção, montada em parceria com a Volkswagen. Para viabilizar o negócio no país, a Audi AG adquiriu 51% do capital da Senna Import, formando a joint venture Audi Senna. Em 2005, a Audi AG assumiu 100% das atividades no país com a criação da Audi Brasil Distribuidora de Veículos

Ao completar 10 anos, o marco foi celebrado com uma exposição de sua história na Oca, no Parque do Ibirapuera, São Paulo. O público pôde ter acesso aos bastidores que envolveram a construção da marca no Brasil, conhecendo, por meio de recursos interativos, campanhas e eventos que ganharam a mídia e os modelos que marcaram época.

Em 2014 a Audi foi escolhida “A marca mais desejada” pelos concessionários, em eleição da Fenabrave, a federação dos distribuidores, envolvendo representantes de todas as marcas e segmentos do Brasil. Em 2016, venceria o prêmio novamente — tendo ficado em segundo lugar no ano anterior. Até ali, a Audi tinha sido a única marca premium a figurar na lista da premiação. O que já vinha ocorrendo informalmente ganhou um selo de qualidade.

É possível entender em resumo que, ao longo de sua trajetória, a Audi construiu estratégias de conteúdo que transmitissem seu posicionamento de “avanço pela tecnologia”, colocando o ser humano no centro. O prestígio da marca esteve presente em todas as suas iniciativas de conteúdo. Seus territórios de atuação, além do automotivo, são tecnologia, inovação e sustentabilidade.

Wellington Martins

Autor Wellington Martins

Wellington Martins é São José dos Campos, São Paulo. É formado em publicidade e propaganda em 2013, e pós-graduando em marketing digital pela Faculdade Casper Libero. Profissional com 10 anos de experiência, com especialidade em desenvolvimento de planejamento estratégico de comunicação.

Mais posts por Wellington Martins

Envie uma reposta